A Nossa História

Constituída em 8 de Julho de 1988, a António Ezequiel, Lda desenvolveu a sua actividade incidindo na comercialização por grosso e a retalho, de produtos alimentares e bebidas essencialmente para o canal HoReCa.

Iniciando a actividade num pequeno armazém com uma área de aproximadamente 150 m2, na freguesia do Dominguizo, os sócios cedo sentiram necessidades de melhores e maiores instalações, de modo a aumentarem a sua capacidade de armazenamento bem como de oferecerem aos seus clientes um espaço agradável no qual pudessem adquirir os produtos especializados que a empresa comercializava.

No final de 1990, foi adquirido o edifício da uma antiga fabrica têxtil, que após sofrer profundas obras de adaptação, restauração e decoração se transformou na sede da empresa. O edifício situa-se numa zona de grande acessibilidade, na estrada principal que serve de ligação a todo o sul do concelho da Covilhã.

Rapidamente a empresa alcançou a representação e distribuição, com estatuto de exclusividade, dos chocolates e sumos da Nestle, assim como dos cafés Nicola. Isto, por possuir uma forte presença e imagem no mercado, uma boa organização interna e adequada qualificação e competência da equipa de vendas, o que conjugado a uma extrema motivação por parte dos sócios gerentes, levou as grandes empresas a nível mundial deste ramo, como esta, a estabelecerem contratos exclusivos de distribuição.

Com a sua evolução, a empresa passou a representar e distribuir chocolates e sumos da Nestlé, gelados Camy, mais tarde Nestlé, ultracongelados Findus, Food service Fima e Nestlé, produtos Kraft Jacobs Suchard, Izidoro/Damatta, pastelaria congelada Mestre Pasteleiro e cafés Sical, possuindo contratos de exclusividade com todas estas marcas.

A empresa conseguiu evoluir e passar a ser reconhecida como modelo entre os principais fornecedores, apostando sobretudo na excelência do serviço prestado, na inovação constante e na responsabilidade da performance profissional das suas missões.

Em 1999, a António Ezequiel, Lda, constituiu com outras empresas do sector uma ACE, o que permitiu à empresa alargar a gama de produtos a comercializar, nomeadamente ao nível dos food services e também competir em preços mediante a utilização de marcas próprias (DIHOR e Pró-chefe).

Em 2006 a empresa obteve a certificação pela norma ISO 9001:2000 e ISO 22.000, sendo a primeira empresa da Beira Interior a atingir tal desiderato.

Para responder às necessidades do crescimento dos últimos anos e aos desafios do futuro, a empresa construiu as novas instalações na Zona Industrial do Tortosendo, com uma área coberta de 3600m2 e 2800m3 de área de frio, constituindo assim o mais moderno entreposto logístico da Beira Interior.
Em 2018 e no seguimento do desenvolvimento do negócio Quiel Cash & Carry, e de ter criado uma equipa comercial focada no canal de retalho alimentar, a A.Ezequiel aderiu às centrais de compras Unimark e EuromadiPort